Adoçante: artificial x natural?

Adoçantes ou edulcorantes são substâncias de baixo ou inexistente valor energético que proporcionam no alimento o gosto doce. Podendo ser artificial (sem caloria) e natural (baixa caloria).

Dentre os adoçantes artificiais temos:

1.Aspartames: tem capacidade de adoçar 200 vezes mais que o açúcar, seu valor energético é de 4 calorias/gramas e deve ser evitado em pessoas que sofrem de finilcetonúria.

2.Sacarina: tem capacidade de adoçar 500 vezes mais que a sacarose, porém pode deixar sabor residual na boca. É bastante utilizado em alimentos, cosméticos e medicamentos.

3.Ciclomato: tem capacidade de adoçar 50 vezes mais que a sacarose e utilizado bastante em alimentos.

4.Sucralose: tem capacidade de adoçar 600 vezes mais que a sacarose, bastante utilizado em produtos esterilizados, temperaturas ultra alta, pasteurizados e assados. É totalmente eliminado do organismo pela urina no máximo de 24hs e não produz caries.

Dentre os adoçantes naturais temos:

1.Frutose: tem capacidade de adoçar 173 vezes mais que a sacarose, extraído das frutas, cereais e mel, provoca caries e seu consumo deve ser limitado para diabéticos.

2.Sorbitol: tem capacidade de adoçar 50 vezes mais que a sacarose, originado de frutas e algas marinhas, não recomendado para obesas e diabéticas. Resistente a altas temperaturas, evaporação e ao cozimento.

3.Manitol: tem capacidade de adoçar 70 vezes mais que a sacarose, encontrado em vegetais e algas marinhas, não recomendado para diabéticos e produz efeito laxante se usado em excesso.

4.Estévia: tem capacidade de adoçar 300 vezes mais que a sacarose, encontrado na planta Stévia Rebaudiana, não contém calorias e é estável em alta temperatura.

Os adoçantes artificiais vêm sendo estudados, pois há suspeitas de que são responsáveis por desencadear diversos tipos de doenças. Portanto, atenção com a quantidade consumida.

Antes de consumir pare, observe e pense. Veja qual a melhor opção que abrange a sua necessidade e qual o melhor para a sua Saúde.  

×