Dia Nacional do Doador de Sangue

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No mês de Novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, com o objetivo de agradecer as 3,3 milhões de pessoas que são doadoras no Brasil e conscientizar a população sobre a importância desse gesto solidário. É comemorado em novembro, pois a data precede um período de estoques baixos nos bancos de sangue, devido às datas comemorativas de fim de ano.

 

No Brasil, as pessoas que podem doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos - menores de idade devem ter o consentimento dos responsáveis - pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. No dia da doação, o candidato deve estar bem alimentado, descansado, não ter ingerido bebida alcoólica e fumado nas 12 horas anteriores. Vale lembrar que para a doação ser realizada, o voluntário passa por uma entrevista para garantir a segurança do doador e o paciente que receberá o sangue. Todo o processo dura cerca de 40 minutos, sendo 15 minutos apenas para a coleta de sangue. Além de rápido, o processo é super seguro, pois todo o material utilizado é descartável, esterilizado e de uso clínico.

 

A quantidade de sangue que é retirada - aproximadamente 450ml - não afeta a saúde do doador, pois o organismo repõe esse volume em até 24 horas após a doação. A bolsa de sangue é coletada do voluntário e fica armazenada em um hemocentro ou banco de sangue, é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma). Dessa forma, uma única unidade coletada pode beneficiar mais de um paciente.

 

Seja doador de sangue! Esse gesto pode salvar a vida de até 4 pessoas!

 

 

 

×