Dezembro Laranja: Proteja sua pele!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O verão está chegando e a exposição ao solaumenta. Por isso, a campanha Dezembro Laranja promove a importãncia das medidas de foto-proteção, os riscos do câncer de pele e como podemos previni-lo.

 

No Brasil, o câncer de pele é o mais frequente, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, formando camadas. Essas camadas definem qual o tipo de câncer de pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.

 

Qualquer pessoa pode desenvolver o câncer de pele, mas os riscos aumentam em pessoas de pele, cabelo e olhos claros; pacientes imunossuprimidos e/ou transplantados; pessoas com histórico familiar de câncer de pele e indivíduos com múltiplas pintas pelo corpo.

 

Os principais fatores de risco são episódios de queimadura solar e exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida. Portanto, é fundamental ter hábitos de foto-proteção, como o uso de chapéus ou bonés; óculos de sol e blusas com proteção UV. Evitar a exposição solar entre 9h e 15h; utilizar filtro solar com FPS superior a 30 com reaplicação a cada duas horas.

 

Vale ressaltar que o autoexame é importante para a detecção de qualquer alteração na pele: feridas que não cicatrizam, pintas que crescem, manchas que aumentam ou sinais que se modificam. Além desses sinais, a presença do câncer pode causar nódulos, inchaço nos gânglios linfáticos, falta de ar ou tosse, dores abdominais e de cabeça.

 

Caso perceba os sintomas, procure um médico dermatologista. O diagnóstico precoce é de extrema importância, pois quando a doença é descoberta ainda no início, as chances de cura são de até 90%.

 

 

×