A luta diária contra a AIDS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Até o final de 2019, cerca de 38 milhões de pessoas em todo o mundo estavam vivendo com o HIV, sendo aproximadamente, 866 mil no Brasil.

 

HIV é uma sigla para o vírus da imunodeficiência humana. Esse vírus é o causador da AIDS, em que ataca o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de doenças. Os linfócitos T CD4+ são células que o HIV se multiplica. Em seguida, rombe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

 

Ao contrário de outros vírus, o organismo não consegue eliminar o HIV. Uma vez que a pessoa contrai a doença, viverá para sempre com ela. Apesar de não haver cura, há tratamento que pode evitar o estágio mais avançado da presença do vírus no corpo, que é o desenvolvimento da síndrome da imunodeficiência adquirida, mais conhecida como AIDS.

 

O tratamento para o HIV é chamado de terapia antirretroviral e é muito importante para a melhoria da qualidade de vida, além de diminuir as chances de transmissão a outros indivíduos.

 

Vale lembrar que uma pessoa pode viver com o vírus do HIV sem desenvolver a AIDS, mas pode transmitir a doença por meio de relações sexuais sem preservativo; instrumentos que furam ou cortam não esterilizados; da mãe infectada para o filho durante a gravidez, no parto e na amamentação, além da transfusão de sangue contaminado.

 

É de extrema importância a realização do teste para HIV e o uso do preservativo em todas as relações sexuais.

 

 

×