Quais são as doenças mais comuns no verão?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O verão chegou e trouxe com ele algumas doenças. Portanto, é fundamental ficar atendo para aproveitar essa estação do ano calorenta. Nesse período, devido às altas temperaturas, é relatado o aumento de algumas doenças famosas que podem atrapalhar as celebrações de quem se descuida. Confira:

 

Conjutivite: doença caracterizada pela inflamação da membrana que reveste a parte interna das pálpebras e o globo ocular. É causada por vírus e bactérias e, no verão, a exposição prolongada ao sol, poeira e piscina contribuem para o desenvolvimento da infecção que dura entre 7 a 14 dias. Os principais sintomas são olhos vermelhos e lacrimejantes, sensibilidade à luz, pálpebras inchadas, coceira, secreção aquosa ou amarelada. Por ser altamente contagiosa, para se prevenir é necessário manter alguns cuidados, como lavar as mãos frequentemente e não coçar os olhos.

 

Micoses: devido às altas temperaturas nesta estação, é comum a proliferação de fungos que causam a micose, principalmente o tipo pitiriase versicolor. A doença pode atingir a pele, unhas e couro cabeludo. Envolvendo sintomas como vermelhidão, coceiras e manchas no corpo. Para evitar, é fundamental secar bem as dobras do corpo, não utilizar sapatos muito fechados ou roupas úmidas, além de não andar descalço ou compartilhar produtos de higiene pessoal.

 

Intoxicação alimentar: o calor compromete a conservação de alimentos e bebidas, aumentando as chances do desenvolvimento de bactérias e fungos que causam a doença. Os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos e febre que causa um grande desconforto. Para evitar a intoxicação e aproveitar o verão com saúde, água, carne bovina, ovos e ostra são os mais suscetíveis de contaminação. Portanto, fique atendo a esses alimentos. Além disso, não consuma alimentos crus ou mal cozidos e evite alimentos em conserva.

 

Insolação: condição causada pelo excesso de exposição ao sol, mas, se não for tratada corretamente pode se tornar grave. Dor de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, além de confusão mental são os principais sintomas. É fundamental tomar cuidado com o sol, utilize proteção adequada e hidrate-se!

 

Desidratação: caracterizada pela baixa concentração de água, sais minerais e líquidos orgânicos fundamentais para o corpo. A desidratação pode ser considerada leve, moderada ou grave. Por isso, beba bastante líquido, use roupas leves e evite praticar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.

 

Ao sentir algum desses sintomas, procure um médico e evite a automedicação!

×