Cuide de sua saúde mental

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos os anos, no dia 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data escolhida está relacionada a criação da Organização Mundial da Saúde, fundada no dia 07 de abril de 1948.

O cuidado e atenção com a saúde mental, principalmente, em tempos de pandemia, tem ganhado cada vez mais destaque. Segundo a OMS, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Em cada aniversário da OMS, um tema é abordado em campanhas internacionais e regionais. Para 2021, o tema proposto foi “Construir um mundo mais justo, equitativo e saudável após a COVID-19 na Região das Américas”.

A COVID-19 tem causado uma série de mudanças no comportamento das pessoas e na sociedade como um todo e as consequências de uma pandemia já podem ser percebidas. Um dos fatores diretamente afetados foi a saúde mental das pessoas. Novos hábitos de prevenção contra a doença tiveram que ser adotados, como o distanciamento social. Além de diminuir o contato físico entre as pessoas, outros fatores têm afetado a saúde emocional, como o medo de contrair a doença e de perder algum familiar ou amigo.

É importante destacar que, apesar de muitas pessoas associarem saúde mental apenas às doenças mentais, qualquer pessoa pode ter o status emocional e psicológico comprometidos ao longo da vida, perda do emprego ou até mesmo em momentos específicos da vida, como a menopausa e o envelhecimento.

Quando a saúde da mente está desequilibrada, alguns sintomas são percebidos: ansiedade, alterações no apetite e no sono, oscilações no humor, mal estar psicológico ou estresse, falta de concentração, palpitações, dores de cabeça, azia e enjoos, falta de ar, problemas na memória e falta de concentração.

A saúde mental é extremamente importante, pois afeta questões sociais, biológicas e psicológicas, como atividades cotidianas, relacionamentos, desempenho no trabalho e nos estudos.

Alguns hábitos podem ajudar:

Pratique o autocuidado;
Mantenha-se ativo diariamente: faça atividades físicas, estude e se empenhe em alguma atividade;
Converse com amigos e familiares;
Mantenha o equilíbrio entre as responsabilidades e o lazer;

Tenha bons hábitos de sono;
Mantenha uma alimentação balanceada;
Separe momentos para relaxar: assistir a um filme, uma caminhada, um passeio em família ou a leitura de um livro.

Vale ressaltar que você deve procurar ajuda quando não estiver bem. Sua rede de apoio – amigos e familiares – bem como o acompanhamento profissional são de extrema importância. Você não precisa enfrentar os problemas sozinhos.

 

 

×