A importância das atividades físicas em nossa rotina

No dia 6 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. A Organização Mundial da Saúde define que atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos que requeira gasto de energia. Isso inclui atividades físicas praticadas durante o trabalho, execução de atividades de lazer e até viagens.

Segundo dados da OMS, no mundo, um em cada cinco adultos não praticam atividade física suficiente e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência da falta de atividade. Alguns grupos populacionais têm menos oportunidades de terem uma vida ativa como idosos, pessoas com menos recursos financeiros, portadores de deficiências e de doenças crônicas, populações marginalizadas e povos indígenas.

Com o objetivo de incentivar as pessoas a serem mais ativas em um mundo mais saudável, a OMS lançou um plano de ação mundial sobre saúde e atividade física para o período de 2018 a 2030. Para isso, é preciso melhorar os ambientes e criar oportunidades para que pessoas de todas as idades e habilidades consigam praticar caminhadas, ciclismo, dança, jogos e recreação ativa.

A atividade física regular é de extrema importância para a vida das pessoas, pois auxilia na prevenção e na melhora de uma série de doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, câncer de mama e de colo de útero, alterações em taxas sanguíneas (colesterol e triglicerídeos), problemas osteoarticulares, depressão, sobrepeso e obesidade, e até complicações das funções cognitivas, como o Alzheimer.

Além da prevenção de doenças, a atividade física regular tem outros benefícios: são fundamentais para o controle de peso e balanço energético; aumentam a saúde óssea e funcional; melhoram o condicionamento muscular e cardiorrespiratório e reduzem o risco de quedas e de fraturas.

Para as crianças e jovens de até 17 anos, é recomendado no mínimo 60 minutos de atividade física por dia, incluindo atividades que fortalecem músculos e ossos, pelo menos três vezes na semana. Os adultos devem praticar pelo menos 150 minutos de atividade por semana.  Já para os idosos, recomenda-se 150 minutos de atividade por semana, incluindo exercícios de equilíbrio para auxiliar na prevenção de quedas.

Vale lembrar que pequenas atitudes no dia a dia fazem a diferença para uma vida mais saudável. Para quem está sedentário há muito tempo, é indicado começar com pequenos hábitos como caminhadas e a substituição do elevador pelas escadas, por exemplo.

A escolha do tipo de atividade física é uma questão pessoal e gostar do exercício faz muita diferença para a constância da prática.

Algumas dicas podem ajudar a tornar sua vida mais ativa:

Experimente diferentes tipos de atividade, até encontrar a modalidade mais prazerosa;
Faça alongamentos antes da atividade física, para preparar o corpo antes do exercício, e depois, para eliminar a tensão nos músculos;
Coloque roupas adequadas para a atividade e use calçados confortáveis;
Mantenha-se hidratado antes, durante e depois dos exercícios;
• Comece aos poucos e respeite suas limitações.

×