Cuidados com a pele no período do Carnaval

O Carnaval exige muita disposição para curtir desfiles, blocos e festas. Porém, amaratona de diversão pode trazer prejuízos para a pele, devido ao excesso de exposição ao sol, à falta de hidratação e às poucas horas de sono diárias.

Por isso, a primeira dica para aproveitar ao máximo a data, é usar o protetor solar, lembrando que o FPS recomendado é o superior a 30, com reaplicação do produto a cada três horas. Não podemos esquecer dos lábios, que também precisam de um protetor já que ficam expostos ao ambiente.

A segunda dica é corporal. Sabemos que durante a folia o corpo fica mais exposto e a pele tem que se manter bonita e hidratada. Por tanto, a recomendação é usar um hidratante corporal tipo loção, já que é mais fluído, associado à um óleo corporal. Ambos terão uma boa espalhabilidade causando aquele tão comentado efeito “glow” na pele, que nada mais é do que um brilho extra.

A terceira dica é em relação aos cuidados faciais, mais especificamente com a maquiagem, que pode sim ser usada à vontade. Porém, devemos nos atentar ao prazo de validade. Caso o produto esteja sem a etiqueta verifique se ele apresenta cheiro ruim ou esteja com uma aparência “craquelenta”. Caso tenha algum desses indícios, a recomendação é de não usar. Já para a maquiagem carnavalesca durar mais tempo, é indicado usar um bom hidratante especifico para o tipo de pele, antes de aplicar a maquiagem. Uma ótima pedida é usar o primer, que hidrata a cútis e ainda suaviza os poros e até as ruguinhas mais discretas.

Por fim, a última dica é que ao chegar em casa o cuidado continua. O cansaço não é motivo para pular as etapas de tratamento. O ideal é retirar totalmente a maquiagem com removedor especifico ou demaquilante, dando atenção especial à área dos olhos, onde a pele é mais sensível e delicada. Em seguida lave o rosto com um sabonete facial, já que as muitas horas na folia acabam acumulando excesso de impurezas e resíduos na pele. Aplique um tônico adstringente e finalize com o hidratante. Agora é só descansar para poder aproveitar o dia seguinte com mais diversão.

*Por Dra. Elisa Campos Adolfo Queiroz, é médica dermatologista do Trasmontano Saúde

 

 

×