Saúde Ocular

Cuidar da saúde dos olhos é essencial e as visitas anuais ao oftalmologista são necessárias independentemente da idade, até porque, identificadas precocemente as doenças oculares podem ser tratadas com êxito e evitam a perda da visão, como consequência da maior parte dessas moléstias. Estima-se que 39 milhões de pessoas em todo o mundo sejam acometidas pela cegueira e 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, esses números ultrapassam a casa de 1,5 milhões de pessoas cegas, o que equivale a 0,75% da população, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Principais causas que levam à cegueira: 

 

1. A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) atinge, na maioria dos casos, pessoas acima dos 50 anos e é irreversível. Apesar de ser uma doença de ordem genética, fatores como obesidade, tabagismo, diabetes e hipertensão podem contribuir para seu surgimento e evolução. A DMRI é uma doença degenerativa, progressiva e acontece na parte central da retina, provocando embaçamento de visão e distorção de imagens.

 

2. A Catarata acomete principalmente idosos e caracteriza-se pela perda da opacidade do cristalino, responsável pela nitidez e foco na visão. Embora seja cirúrgico, o tratamento existe e consiste na substituição do cristalino por uma lente intraocular. A catarata também pode ser ocasionada por fatores como diabetes, traumatismos oculares, radiação e infecção nos olhos.

 

3. O Glaucoma é um dos problemas oculares mais comuns, porém um dos mais perigosos e que mais leva à cegueira. Ele acontece devido ao aumento da pressão intraocular, em função de uma falha no sistema de drenagem do líquido que circula no interior do olho. Com o aumento da pressão intraocular as células do nervo óptico acabam morrendo. O Glaucoma provoca o estreitamento do campo visual, fazendo com que a pessoa perca, com o passar o tempo, a visão periférica e central. Ele pode ser tratado, a partir do diagnóstico, com o uso de colírios e, em alguns casos, procedimentos a laser e cirúrgicos.

 

4. Por último e não menos importante a Retinopatia diabética é uma complicação do diabetes. Trata-se da principal causa da cegueira entre pessoas de 20 a 74 anos. Ela acontece em função da hiperglicemia que desencadeia varias alterações no organismo que, entre outros danos, levam à disfunção dos vasos da retina. A pessoa portadora da retinopatia diabética fica com a vista embaçada e pode acabar perdendo parcial ou totalmente sua visão. Entretanto, se diagnosticado precocemente, pode ser tratada com aplicação de laser e substâncias antiangiogênicas, que inibem o surgimento dessas disfunções vasculares.

 

O fato é que as doenças que afetam a vista e levam à cegueira são silenciosas, por isso, qualquer sintoma ou alteração na visão devem ser prontamente identificados e tratados, de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico especialista.

 

*Por Dr. Alfonso Nomura é médico coordenador de oftamlogia do Trasmontano Saúde.