Mindful Eating para fortalecer o sistema imunológico

Conheça a técnica de alimentação consciente que visa estimular uma dieta mais equilibrada e saudável

Em consequência do coronavírus, a população mundial precisou aderir a uma quarentena forçada, e com isso, dentre tantas preocupações com relação à saúde e o bem-estar, vem à dúvida: como cuidar da alimentação durante esse período?

Infelizmente, não é exagero dizer que esse vírus mudou radicalmente o cotidiano das pessoas, logo as dúvidas são muito pertinentes para o momento. A boa notícia, é que por mais que a situação não esteja muito favorável, queremos compartilhar com você um conceito: o Mindful Eating.

Mas o que é Mindful Eating?

Em livre tradução, Mindful Eating significa “alimentação consciente” e visa estimular o hábito de uma alimentação mais equilibrada e saudável. A técnica preza não somente pelas escolhas dos alimentos, mas também valoriza a pausa e os momentos das refeições. Ou seja, a hora de comer deve ser um momento sem distrações de TV ou celular, focando apenas no alimento.

Segundo Dr. Andrea Bottoni, coordenador da equipe de nutrologia do Hospital IGESP, em São Paulo, durante o isolamento social, é possível que o indivíduo, passe a comer mais do que o comum. “Ficar em casa por obrigação pode ser bastante complicado dependendo da personalidade de cada um. É possível pensar: ‘Tenho tédio, por isso, vou passar mais tempo comendo’. Ou então: ‘Sou um pouco mais ansioso e talvez possa compensar com mais comida”, explica o médico.

Por isso, é tão importante que as boas práticas alimentares aliadas ao comportamento sejam cumpridas durante o período de isolamento, para que assim, outros problemas de saúde não apareçam no futuro.

“Se o indivíduo se alimentar de forma variada, ele conseguirá consumir todos os nutrientes e outras substâncias que são necessárias para o sistema imune se manter atuante”, ressalta o nutrólogo.

Outro ponto importante que deve ser abordado é saber diferenciar se a busca por comida está realmente atrelada a fome ou apenas a simples vontade de comer. O ideal é sempre estipular horários para realizar as suas refeições. Assim o seu organismo vai entender e passar a respeitar os seus comandos, e não o contrário.

Como preparar as minhas refeições?

O Mindful Eating pode ser o seu principal aliado na busca por uma alimentação mais equilibrada e saudável, durante (e após) o período de quarentena. Na hora que for montar o seu prato, opte por alimentos in natura e desfrute de uma refeição bem colorida.

“Esta prática visa respeitar o próprio corpo para se conectar melhor com a alimentação. Ao se atentar plenamente a este momento, é possível se tornar mais consciente sobre as próprias escolhas e viver melhor a experiência”, diz o especialista.

A forma de se portar durante uma refeição é extremamente importante para colocar em prática a alimentação consciente, uma vez que todos os elementos que compõem aquele momento contribuem para o foco.

“Sente-se à mesa de forma confortável, não na ponta da cadeira, já pronto para se levantar. Depois disso, observe, reverencie os alimentos que estão no prato, para se alimentar também com os olhos. Além disso, não se concentre nos nutrientes ou nas calorias ingeridas, mas sim na alimentação como um todo”, diz Bottoni.

Outro aspecto importante é, na medida do possível, realizar exercícios físicos neste período de quarentena. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública mundial. No Brasil, mais de 50% da população está com sobrepeso.

De acordo com o site da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), a região do sul do Brasil concentra a maior porcentagem de adultos com excesso de peso, 56,08%, enquanto o sudeste apresenta a maior porcentagem de crianças com excesso de peso na infância (entre 5 e 9 anos) 38%.

Portanto, cuidar da saúde durante o período de quarentena deve ser um exercício diário e completo. Respeitando os limites do corpo, da mente e da alma.

 

×