Dia Mundial de Combate ao Diabetes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Dia Mundial de Combate ao Diabetes reforça a importância da prevenção e tratamento da doença, que afeta mais de 13 milhões de pessoas somente no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

A doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção da insulina, o hormônio responsável por regular a glicose no sangue e garantir energia para o organismo.

Tipos de diabetes

• Diabetes tipo 1: a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, porque as células sofrem destruição autoimune. Embora ocorra em qualquer idade, geralmente a doença é diagnosticada em crianças e adolescentes. Apesar da causa ainda ser desconhecida, é certo que ter hábitos saudáveis são a melhor forma de evitar o surgimento da doença.

• Diabetes tipo 2: a insulina produzida pelo pâncreas não é suficiente ou não exerce a função adequada para diminuir a glicemia. Estima-se que 90% dos pacientes diabéticos tenham o tipo 2, sendo mais comum em pessoas com histórico familiar e adultos. A causa está diretamente relacionada a problemas de sobrepeso, obesidade, sedentarismo, hipertensão e triglicerídeos elevados e alimentação inadequada.

Sintomas

Os principais sintomas são: fome frequente; sede excessiva; vontade de urinar muitas vezes ao dia; cansaço ou esgotamento; falta de ar; sensação de tontura ou desmaios; dor ou desconforto no peito; dor no pescoço, maxilar, braços e costas; náuseas e vômitos e, por fim, suor frio.

Fatores de risco

O histórico familiar e hábitos inadequados são fatores importantes. Contudo, outras condições também podem contribuir para o desenvolvimento dessa enfermidade: pressão alta; colesterol e taxa de triglicérides altos; obesidade ou sobrepeso, principalmente, se a gordura estiver concentrada em volta da cintura; doenças renais crônicas; apneia do sono; síndrome de ovários policísticos e distúrbios psiquiátricos.

Tratamento

Além de problemas como glaucoma, problemas de visão e doenças renais, pacientes diabéticos tem mais chances de ter um ataque cardíaco ou derrame. Para pacientes do tipo 2, os riscos de desenvolver uma doença cardiovascular aumentam de 2 até 4 vezes.

Portanto, o acompanhamento e tratamento corretos sob orientação médica são de extrema importância. Geralmente, os portadores de diabetes precisam de injeções de insulina e medicamentos via oral.

Prevenção

Adotar hábitos saudáveis são fundamentais na prevenção do diabetes:

- Siga uma dieta balanceada: ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, o colesterol, a pressão arterial e o peso, que são fatores de risco.

- Pare de fumar: além de melhorar sua saúde de modo geral, abandonar o cigarro diminui os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

- Pratique atividades físicas: melhoram a pressão arterial, os níveis de lipídeos no sangue, a saúde dos vasos sanguíneos e a capacidade da insulina em controlar os níveis de açúcar no sangue.

 

×